terça-feira, 28 de setembro de 2010

Papagaio de Tróia

É impressionante quando paramos para pensar de onde veio toda essa “mania” brasileira de passar para os estrangeiros a imagem de que somos malandros, que aqui, é bonito ser esperto e não possuir um diploma. Revoltante é pensar que, essa imagem desvaloriza a verdadeira cultura brasileira e todos aqueles milhares de brasileiros que lutam diariamente e crescem na vida na base do próprio suor. Não é de hoje que presenciamos os “espertinhos” que só se preocupam com o lucro individual e não com o crescimento em massa da economia e da vida social do país.

Analisando a história brasileira, é possível perceber que esse pensamento que, hoje em dia, nasce com o brasileiro, veio com a influência dos norte americanos, na década de 40, quando o artista Walt Disney esteve no Rio de Janeiro. E que encantado com a cidade e o povo, resolveu deixar um “presentinho” para o país do samba, que particularmente, gostaria de nomeá-lo como uma espécie de Cavalo de Tróia, que desde então vem mostrando suas consequências sobre o povo brasileiro.

Sabemos muito bem que, esse “presentinho” foi o resultado da Política da Boa Vizinhança norte americana para reunir aliados para a Segunda Guerra Mundial. Na época, não foi percebida a grande consequência que surgiria para o Brasil hoje, com o nosso grande Zé Carioca, símbolo brasileiro da Disney e da malandragem que o samba trouxe para esse país, ele era visto na época, apenas como uma boa forma de colocar o Brasil no estrangeiro.

É claro, que esse não é o único motivo para tanta desigualdade e corrupção no Brasil atualmente, com o aumento da violência durante todos esses anos, esse fato foi apenas um agravante. Mas, um agravante que deve ser levado em conta, já que se um país possui interferências de um outro, como os EUA, na sua política ou cultura, alguma coisa está errada. Não que a globalização seja um fator ruim, muito pelo contrário, mas interferências que trazem consequências negativas, devem ser evitadas de qualquer maneira.

Temos que parar de incentivar essa “mania”, que com o tempo só aumenta, o brasileiro tem um trunfo que poucos países tem e que poucos brasileiros valorizam, esse é um país que possui uma diversidade enorme em inúmeros sentidos. Mas, nem por isso, possui uma rivalidade entre o povo, guerras civis que destroem famílias e a esperança de uma nação, como ocorre em muitos países todos os dias. Existe aqui, uma vontade de tornar o país melhor para todos, onde o samba é sim uma grande marca da cultura, mas uma marca que mostra com os brasileiros podem ser criativos, produtivos e empenhados todos os dias e que juntos, lutam por um único objetivo: o desenvolvimento brasileiro.

(Mariana M.)

4 comentários:

  1. Nuuu, deu show Teté!! Mto bom msm =)
    Essa mania do "jeitinho" brasileiro é que alimenta o pre-conceito de "mau caráter" dos brazucas no exterior realmente...
    Tenho amigos que voltaram da Europa e Oceania, que me disseram que em alguns locais há placas que proibem a nossa entrada, bizarro né?
    Outra coisa que é mto prejudicial para a nossa imagem é a ideia de que as brasileiras são "fáceis" (ou putas, sendo mais direto haha)...
    É outra coisa que infelizmente existe e que algumas meninas que saem do Brasil sofrem!

    ResponderExcluir
  2. Tetezilda,

    Você e sua amiga Mariana P. escrevem muito bem. Seus posts não são cansativos, isso é muito bom para quem ler.

    Você descreveu muito bem nossa posição diante do mundo...eu também penso assim, mas devo admitir que nunca parei pra pensar em toda essa história do Zé Carioca, foi bacana essa sua descrição. hehe

    Beijo tetezilda.

    ResponderExcluir
  3. É, o que o Ciro falou é muito pertinente. Mas a questão é que quando um não quer, dois não brigam. Quero dizer que se as coisas estão nessa dimensão, é porque tem gente pra alimentar essa fama. Brasileiro que chega no exterior e acha lindo pagar de malandro. E brasileira que acha mais lindo ainda andar semi nua lá fora (passei muuuita raiva com isso).

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente tem gente que acha bonito falar que tudo se leva no "jeitinho brasileiro" que tudo se resolve por meio da malandragem. Como a Mari falou, tem muita gente que alimenta essa fama, e pior, achando "legal" ser o que os outros pensam que somos. O Brasil tem de tudo para se tornar uma potencia mundial de causar inveja em muita gente, e por isso, lá fora eles estao adorando que ninguem se manifeste seriamente, pois assim podem "brincar" conosco.
    O brasileiro devia se espelhar naquela frase, que muita gente usa no dia dia, mas que se fosse utilizada como forma de incentivo, concerteza estariamos muito longe, e quem sabe uma potencia: "sou brasileiro, e nao desisto nunca!"
    Mari e Tete, o blog esta cada dia melhor! parabens!!
    um beijao!
    até mais!

    ResponderExcluir