sábado, 14 de janeiro de 2012

6° Economia do mundo?

Nem sempre os números dizem a verdade – e nas mãos de quem vive de fazer publicidade, ou de uma bela embalagem – os números podem ser um perigo.

No final do ano o governo noticiou com orgulho que o Brasil ascenderá à sexta maior economia do planeta, deixando pra trás o poderoso Reino Unido. Que boa notícia! Devemos, sim, ficar felizes. Mas esta felicidade não pode nos embebecer de tal modo a nos deixar cegos.

Crescemos! Crescemos no fazer propaganda, no prometer e não cumprir, na queda de ministros, no esquecimento dos mais necessitados, – quantos brasileiros vivem em situação de verdadeira miséria? Crescemos na infraestrutura? Crescemos na qualidade de atendimento à saúde? Crescemos na distribuição de renda? Crescemos no bom serviço público prestado aos cidadãos?

Se fóssemos o sexto país do mundo que mais investe em educação, saúde, transporte, meio ambiente, moradia… Aí sim teríamos que comemorar como se fossemos heptacampeão numa final no Maracanã.

Cresce o PIB, mas e os investimentos nas necessidades do povo brasileiro… ?

Temos de ser cautelosos ao comemorar a ascensão da economia brasileira. Não adianta termos a
sexta maior economia do mundo se a nossa renda per capita, na verdade, é apenas a 47ª. É superestimar, é ser ufanista em demasia!

Como disse Diogo Mainardi no programa “Manhattan Connection”: “ter o sexto maior PIB do mundo é bem menos importante do que ter um saneamento de esgoto decente e comida na mesa.”. E é verdade. E é também, o contrário do que acontece hoje, quando vemos falta de infraestrutura básica, saneamento, coleta regular de lixo, postos de saúde, transportes coletivos e educação precária.

2012 Chegou!!! É uma chance de tentar fazer diferente. As eleições já estão batendo na porta. E por ser ano eleitoral as obras vão começar a desenvolver e a máquina pública vai trabalhar!!!!

Vamos abrir os olhos!!!

(Roberto Pinheiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário