terça-feira, 30 de abril de 2013

Relato de um rato encurralado e traído

BASEADO EM FATOS REAIS (este é um relato que fiz sobre um incidente vivido há não muito tempo, enquanto fui um rato n'uma noite belorizontina)

"Eu era um ratinho de boas. Morava num buraco na parede, estilo Jerry. Dai um dia fiquei amigo de um gato. Foi do nada, inesperado. Eu estava num canto da parede choramingando problemas com Rita, minha rata. E dai um gato apareceu sorrateiro, atrás de mim. Eu me assustei, claro, e saí correndo, porém não saía do lugar. Ele estava me segurando, prendendo meu rabo no chão com uma pata grande, gorda e peluda. E daí ele disse, com uma voz arrastada, rouca, doce: 'não foge não. eu vivo fugindo porque os gatos descobriram que eu sou vegetariano e não gosto de atormentar os ratos.' Eu fiquei muito desconfiado, mas naquele momento pensei que não tinha nada a perder se fosse uma arapuca, então começamos a conversar sobre essas coisas de estar de fora das coisas. Foi assim que fiquei amigo do gato. O nome dele era Bibs. Então Bibs e eu estávamos sempre juntos. Um dia eu estava caminhando por aí, lamentando que Bibs ia embora porque fora vendido e coisa e tal (era de raça rara e a dona aceitara vendê-lo para comprar drogas ou pagar alguma outra coisa suja, pelo que ouvi). Enfim. Daí os outros gatos me cercaram e eu sabia que ia morrer. Então Bibs apareceu. Eu olhava pra ele e sabia que ele ia me ajudar. Os outros gatos continuaram me apertando, fechando o cerco, e eu olhava para Bibs e ele simplesmente não fez nada. Bibs ficou lá, parado, depois deu as costas e foi-se embora. Eu consegui escapar dos gatos malditos, daqueles gatos pretos macabros de olhar esquisito unicamente graças à minha agilidade e ao lapso de coragem que tive naquela hora. Nunca mais ouvi falar de Bibs. Tomara que a família nova dele seja legal."

(Mariana Pio, num momento de rato).

Um comentário: