segunda-feira, 18 de abril de 2011

Homo sapiens, espécie em extinção?

Como cultivar um corpo potente e uma mente estável que não precisa de muito para ter prazer, ser feliz e viver ludicamente? Como simplificar a vida e reduzir drasticamente nossa necessidade por objetos, por entretenimento e distrações? Como trabalhar para além do sucesso pessoal? Como desenvolver empatia, generosidade e visão ampla do mundo dos outros? Como alinhar a própria vida para beneficiar o maior número possível de pessoas e seres vivos em geral? Como construir relacionamentos mais profundos e lúcidos?

Sem fazer de nossa vida uma resposta para essas perguntas, não faz sentido falar em aquecimento global, poluição e cia, assim como é inútil listar mil dicas do tipo “Faça xixi no banho” ou “Não jogue óleo na pia”.

É por isso que proponho substituir o verde pela associação com a cor azul, de céu. Visão ampla gera ações sustentáveis sem que precisemos nos policiar ou nos reprimir. Investir nos recursos humanos em extinção, como empatia e generosidade, nos leva a apreciar e prolongar a riqueza dos recursos naturais. Cultivar relações positivas assim como nos preocupamos em cultivar alimentos orgânicos.

Com uma mente verdadeiramente presente, com um sistema interno de zoom in e zoom out a la Google Earth, não precisaremos sequer da palavra “sustentabilidade” como lembrete para diminuir nossas pegadas negativas.

(Imagem: Cena de "Waking Life" | Olhar para os outros de modo amplo, é isso o que sustenta a humanidade.)

(Autor: Gustavo Gitti)

Um comentário:

  1. Quando passamos a entender que "Investir nos recursos humanos" e "Cultivar relações positivas" é importante não somente para o crescimento interno, mas para o seu cotidiano aliado à conhecimento, inteligência e visão de futuro, as pequenas ações se tornarão consequência do nosso dia-a-dia. Eu penso assim...

    ResponderExcluir