segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meu Tapete

A gente já tinha se cruzado por aí várias vezes, até que algum vento trouxe um impulso e um tempo certo e resolvemos acontecer. De repente apareceu você na minha vida, na minha casa, no meu banheiro. Na minha cozinha, na minha cama, no meu tapete. Meu tapete que ainda cheira um pouco ao seu perfume Calvin Klein misturado com creme de barbear e o bom e velho suor. São seus rastros na minha vida. Os visíveis. Os outros, piores, mais intensos, guardo visíveis apenas a mim mesma - difícil de serem admitidos depois de tanto termos nos prometido que não passaria daquilo – de boa companhia durante o tempo em stand by dos nossos corações. Não é que eu esteja sofrendo de amor ou dor de cotovelo ou coisa do tipo. Não. É só saudade mesmo. “Só”. Saudade da sua respiração na minha orelha. Saudade da sua mão no meu cabelo. E do seu cheiro de banho. Fomos uma distração, uma boa dose de cura para antigos machucados de outros amores. Leve, saudável, divertido. Agora, espero que seu novo amor não te machuque para você não precisar de outra dose dessas, que são sempre um risco e um convite a perder o controle e acabar se viciando. Mas, caso aconteça, você sabe meu telefone. E o endereço da minha casa com o tapete.

(Mariana Pio)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Amor pra toda vida

Meu coração partido
foi embora contigo
se perdeu no meio do caminho
ficou sozinho
tentou se misturar
entre as flores
tentou achar amor
por entre as cores
mas ele ainda sangrava
e seu mundo
vermelho ficava
descobriu que só
o aconchego de casa
era aquele que lhe bastava
decidiu que iria te achar
te procurar
onde se perderam
e conseguir então,
te reencontrar,
sabia que voltar a te ter
faria sua dor estancar.

(Mariana Magalhães)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Capricho

Vontade de nascer de novo

vontade de fazer tudo de novo

vontade de te reviver

vontade de te rever

vontade de não te perder

vontade de não te ver morrer

dentro de mim de novo.

(Mariana Magalhães)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Papai Noel no Barraco

Com você, Papai Noel,

Eu sonhei o ano inteiro

Com seu saco de papel

Todo cheio de dinheiro


Dizia-me toda gente,

Que você era bonzinho...

Que a todos dá presente,

Que a todos dá carinho


Por você, sofri um dia,

Por lhe querer imitar,

O que fiz, ninguém sabia,

Não pretendia contar.


Eu apanhei na vizinha,

As botas que engraxava...

Cortei as tranças branquinhas

Da vovó que cochilava.


E com roupão vermelho,

Completei a fantasia...

E perguntei ao espelho

Se com você parecia


A resposta pra comigo,

Foi pesada, foi profunda...

Depois de muito castigo,

Inda caí numa tunda!


Depois disto comecei

A fazer economia...

Não mais na rua brinquei,

Nem mesmo um doce comia.


E comprei uma chinelinha

Pra poder lhe esperar...

Deixei-a sempre novinha,

Sem nunca querer calçar.


E chegando o grande dia,

Da grande festa afinal,

Gritei também com alegria,

Viva a noite de Natal!


E a meia noite soou,

Cada sino repicava...

Missa do galo acabou,

Papai Noel não chegava!


Fui dormir impaciente,

A cada instante acordava,

Dei um salto de repente,

Era um rato que passava.


Fui correndo ao despertar,

Transbordante de alegria...

Quanta coisa ia ganhar,

Calcular eu não sabia!


Mas, qual não foi meu espanto,

Ao ver no quarto sombrio,

Meu chinelo lá no canto,

Abandonado e vazio!


Será que você, velhinho,

É exigente, de fato?

Não gosta de chinelinho,

Só põe presente em sapato?


Você é mesmo cruel!

Você é mesmo dureza!

Pois você, Papai Noel,

Não dá bola pra pobreza!


Quanta tristeza, então,

Ao saber que nesse saco,

Nem um pedaço de pão,

Você traz pro barraco!


(Eunice Miranda - 1952)

domingo, 11 de setembro de 2011

Escrever, para mim, é viver.

"Dizem que sou muito ingênua, boba, que acredito em tudo o que me falam. Dou mesmo meu voto de confiança a quem conheço, tenho na cabeça, que é melhor acreditar nas pessoas do que sempre ficar com um pé atrás. O que não sabem sobre mim é que na maioria das vezes eu espero o desapontamento. Eu dou o voto de confiança, mas por algum motivo, espero que me decepcionem. Acho que em algum nível eu quero que me decepcionem... Não me orgulho disso, mas penso isso. Descobri que o amor que pensei que existisse, não está nem perto de existir. Descobri que com o sofrimento que passo a cada relacionamento, me torno mais forte, mais forte e mais criativa. Minha tristeza me faz tirar uma força do peito, e essa força me faz escrever de uma forma insana. Não digo poemas ou textos cheios de palavras bonitas em que os outros se inspirem, mas quando digo escrever, falo de desabafar tudo aquilo que guardo dentro de mim. E com cada palavra que escrevo, mais aprendo comigo mesma, mais me sinto bem e, acredite ou não, mais eu amadureço. Não quero dar a impressão de que gosto de sofrer, mas tenho consciência de que só assim vou poder crescer internamente e escrever cada vez mais. Que, aliás, descobri recentemente ser o meu maior hobby, meu maior prazer. Ultimamente, não tem nada que me faça mais feliz do que escrever. Por isso, a única coisa que tenho para dizer, é muito obrigada a todos que, por seus motivos particulares, não continuaram comigo. Ao contrário do que muitos pensam e sentem, eu prefiro refletir que tudo tem seu motivo positivo. Posso chorar, posso ficar triste... mas no final, sei que vou ficar bem. Meus amores acham que me enganam, acontece que eles não sabem de algo que descobri para mim, mudar é bom, em todos os sentidos. Preciso das experiências para continuar com os meus versos. Tenho necessidade de mudar, fazer coisas novas, não posso parar com os meus escritos, do contrário, morro por dentro. Cada palavra que coloco no papel é uma parte de mim que se descobre mais viva."

(Mariana Magalhães)

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Aviso aos navegantes

Meu objetivo aqui é simples. Dizer aos cidadãos passivos que, passividade é uma escolha e não um estado no qual não há possibilidade de mudança de pólo. É possível sim ser ativo na política. É possível sim, fazer a diferença dentro do governo sendo um simples cidadão que tem vontade de mudança. Aliás, um simples cidadão com vontade de mudança, quando procura ser ouvido, sempre acha um meio. Basta querer. Basta tomar uma única atitude.

Qualquer ação faz diferença, principalmente, entre uma população que se encontra inerte desde que a ditadura militar acabou. O poder do povo unido faz toda a diferença. E isso, não é discursozinho de político, isso é fato. Quem não acredita me faça o grande favor, use dos artifícios que existem em suas mãos para descobrirem, para aprenderem. Se você é alguém que não aprendeu na escola ou não teve a chance de aprender, que muitas das grandes mudanças políticas que ocorreram pelo mundo, em diferentes épocas, ocorreram porque a população revoltada com as politicagens anti democráticas, foram as ruas, gritaram, reivindicaram e lutaram até conseguirem mudanças. Pessoas, usem a tecnologia a seu favor. Se você não sabe o que ocorre na política do seu país, procure saber. A internet existe para isso, é a forma mais fácil e rápida de se conseguir informação, hoje em dia. Ela não serve apenas para a diversão que as redes sociais fornecem. Aliás, pessoas, usem a força dessas redes sociais para se unirem contra a corrupção, contra a impunidade.

Muitos, na verdade, diria que 99% da população atual brasileira, adora reclamar. Reclamar é fácil, é prático, sem contar que, se o objetivo da reclamação em questão for provar para outro que você é alguém que se interessa pela política e sabe do que ocorre dentro dela, é, reclamar é o melhor caminho. Não quero que confundam meu objetivo aqui. Reclamar é essencial, é reclamando que se começa a chamar a atenção para o que não está bom. Mas reclamar sem agir, é completamente ineficaz. É a maior forma de passividade dentro da política. REAJAM. Procurem saber como os impostos estão sendo distribuídos, critiquem, falem, escrevam, apareçam. Afinal, aquele dinheiro que vocês pagaram de imposto no final do mês, está sendo desviado, isso é fato. Tudo aquilo que você investiu na educação brasileira, para que ela seja descente e excelente, está indo para a conta bancária de muitos políticos corruptos, ao invés de ir para a conta bancária de professores capacitados e que merecem um salário decente e digno. Você sabia que, se você tem filho e paga por uma boa educação em uma escola particular para ele, você está apenas pagando pelo ensino duas vezes? É. Seu filho tem direito a um ensino público e de qualidade, mas ao invés de você reivindicar esse direito dele, você prefere pagar por uma escola particular.

Temos que exigir que as medidas paliativas acabem. Que a governamentalidade atual acabe. Precisamos de uma reforma geral. Precisamos exigir que o ficha limpa dê certo. Precisamos que os políticos corruptos sejam desmascarados. Precisamos que o governo capitalista brasileiro, pare de pensar apenas na estabilidade do mercado, e comece a pensar na estabilidade na vida do brasileiro. Precisamos que a corrupção seja aprovada como crime hediondo. Precisamos de seriedade. Precisamos de honestidade. Precisamos de interesse social ao que acontece dentro da política. Precisamos de cidadãos brasileiros com vontade de mudança. PRECISAMOS URGENTE.

Estou cansada de ver dentro do meu meio social, aqueles que sentam em um bar e começam a discutir política. Não quero indignação com fim de aumentar o ego intelectual. Eu prefiro me abster nesse tipo de conversa. Cansei de ouvir pessoas, até mesmo dentro de uma faculdade de Direito, que dizem que não gostam de política ou que não gostam de discutir política. Peço a essas pessoas que me façam um favor, não falem por ai que vocês são cidadãos brasileiros, para mim, vocês são meras pessoas que moram no mesmo país que eu. Cidadão é aquele ativo, que procura saber o que está ocorrendo no seu país, que procura tentar mudar da forma que for possível. Qualquer atitude faz uma diferença tremenda. A simples ação de passar conhecimento para aquele que não possui, já faz uma diferença enorme.

Comecem a lutar pelos seus direitos. A constituição não prevê igualdade para que prevaleça a desigualdade. Por favor, UNAM-SE brasileiros. Lutem. Critiquem. Façam acontecer.

Espero que, dentre a maioria das pessoas que lerem esse texto, não apenas leiam, mas que passem a minha indignação para a frente. E aos navegantes, deixo meu recado dado. Faço meu papel de cidadã brasileira. E continuarei fazendo. Para aqueles que escutarem o hino nacional, prestem atenção na letra, “Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!”, comecei a ver essa frase como um pedido de socorro. “Salve!, Salve!” – Precisamos de mais heróis, o governo já está cheio de vilões para serem combatidos.

(Mariana Magalhães)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Era uma vez, a Insensatez...

"'Roqueou' meu coração
Acabou com a solidão
Me levou pra imensidão
Me deu colo e atenção
Quando eu mais precisava
me estendeu a mão
Me fez escrever rimas
pelo colchão
Trouxe luz para a minha caverna
de indecisão
Me deixou meio boba de paixão
Conheci novos ritmos
na sua pulsação
Me tornou infinitude,
pude ver tudo aquilo
que antes não enxergava não
Sonho com suas mãos
Me aqueça sempre com o seu calor
Até o dia em que eu vire
Julieta
e morra por amor."

(Mariana Magalhães)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E era só mais um rock.

Mais uma noite de rock na madrugada. Você nem me olhava. Bebia e jogava sinuca com seus amigos. Tinha muitas pretendentes, não ia disputar. Já te considerava paixão platônica, daquelas que um dia, eu nem ia lembrar. Continuei com a minha cerveja, nunca me coloquei na bandeja pra alguém notar. Meus amigos são divertidos, sabem fazer uma noite prestar. De algum lugar você surgiu. Olhou pra mim e resolveu conversar. Existe uma hora em que todos sabem que cativou alguém, dá pra ver pelo olhar. Seus olhos também não conseguem mentir, sabia que tinha te ganhado com o meu sorriso e o meu jeito de andar. Agora é esperar para ver, tudo me leva a crer que alguma coisa vai rolar. O tempo é tão amigo quanto inimigo, quando menos se espera já temos alguém por quem suspirar.

(Mariana Magalhães)